

Sinusite
O QUE É:
A sinusite significa uma inflamação nos seios da face, que são espaços ocos entre os ossos do crânio e da face, sendo denominados seios frontais, seios maxilares e seios esfenoidais. Eles se ligam à cavidade nasal através de pequenos óstios ou orifícios, que devem estar livres e sem secreção para que o ar circule sem problemas. Em um indivíduo com mucosa nasal inflamada, como na rinite alérgica, essa inflamação se propaga para a mucosa dos seios da face, provocando a sinusite. Essa inflamação pode ser decorrente de vários fatores, como por exemplo infecciosos, alérgicos, mecânicos (polipose nasal).
SINAIS E SINTOMAS:
A sinusite crônica e sinusite aguda têm sinais e sintomas semelhantes, tais como:
-
drenagem de secreção purulenta, amarelo esverdeado, que sai do nariz em direção a faringe posterior
-
obstrução ou congestão nasal
-
dor, sensibilidade e inchaço ao redor dos olhos, bochechas, nariz ou na testa
-
redução do sentido do olfato e paladar
-
tosse persistente, notadamente com piora a noite
-
fadiga, irritabilidade
A febre não é um sinal comum na sinusite.
DIAGNÓSTICO:
O diagnóstico da sinusite é essencialmente clínico, baseado no exame físico e anamnese.
A radiografia simples dos seios da face é um exame bastante utilizado, principalmente em atendimentos de emergência, devido ao baixo custo. Porém é um exame de difícil interpretação, pois normalmente revela espessamento mucoso dos seios da face, não significando necessariamente uma sinusite, apenas uma inflamação decorrente da rinite.
A TCSF é o exame mais indicado nas dúvidas diagnósticas, indicando com precisão a ocorrência de sinusite. Entretanto, é um exame de alto custo.
TRATAMENTO:
O tratamento da sinusite infecciosa deve ser feito com antibióticos, por 14 a 21 dias. O tratamento da sinusite alérgica decorrente da rinite deve ser feito através de corticosteroides tópicos. Em casos selecionados em que for demonstrada sensibilização aos alérgenos inaláveis estará indicada a imunoterapia especifica através das vacinas alergênicas.