Rinite Alérgica
O QUE É:
Rinite, que ocorre mais comumente como rinite alérgica, é uma inflamação da mucosa nasal caracterizada por espirros, coriza, congestão e prurido nasal. Embora a rinite alérgica em si não ofereça risco a vida, é uma doença com grande impacto na qualidade de vida do paciente. As principais causas de Rinite Alérgica são os ácaros da poeira de casa, os fungos do ar, e os animais de estimação, tais como cão e gato.
SINAIS E SINTOMAS:
Os sinais e sintomas da rinite alérgica incluem o seguinte:
-
espirros
-
coceira: nariz, olhos, ouvidos, garganta
-
coriza
-
gotejamento pós-nasal (sensação de algo escorrendo ou grudado na garganta)
-
obstrução nasal
-
anosmia (perda do olfato)
-
dor de cabeça
-
dor de ouvido
-
olhos vermelhos e/ou inchados
-
sonolência e cansaço / mal-estar
Dentre as complicações da rinite, destaca-se: sinusite aguda ou crônica, otite média, perturbação do sono e prejuízo das atividades laborais, anormalidades de cavidade bucal devido a respiração excessiva pela boca.
DIAGNÓSTICO:
Os testes laboratoriais utilizados no diagnóstico da rinite alérgica incluem os seguintes:
-
Os testes cutâneos de alergia (teste de hipersensibilidade imediata): Um método in vivo de determinação de hipersensibilidade imediata (IgE-mediada) a alérgenos específicos
-
IgE sérica específica (RAST): Indiretamente mede a quantidade de imunoglobulina E (IgE) que serve como um anticorpo para um antígeno específico
Em alguns casos, faz-se necessário realizar exames de imagem, como tomografia computadorizada dos seios da face; radiografia de cavum para avaliação de adenoides.
TRATAMENTO:
O tratamento da rinite alérgica consiste em:
-
Medidas de controle ambiental: limpeza adequada do ambiente em que o paciente vive
-
Tratamento farmacológico: medicamentos anti-alérgicos e corticoesteróides intranasais são úteis no manejo inicial
-
Imunoterapia, também conhecido como vacinas de alergia: tratamento mais indicado na atualidade, com alto índice de sucesso e efeitos colaterais mínimos. Feita através de vacinas específicas para aquilo que cada paciente tem alergia, seja poeira domiciliar ou pelo de cão. Deve ser realizada por um médico Alergista (Alergologista).