Conjuntivite Alérgica
O QUE É:
A conjuntivite alérgica é a inflamação da conjuntiva do olho (parte branca do olho), causada por fenômenos alérgicos, tais como hipersensibilidade a poeira domiciliar ou pólens.
SINAIS E SINTOMAS:
-
prurido ocular
-
olhos vermelhos
-
sensação de corpo estranho no olho
-
fotofobia (sensibilidade a luz)
-
lacrimejamento
DIAGNÓSTICO:
Os testes laboratoriais utilizados no diagnóstico da Conjuntivite Alérgica incluem os seguintes:
-
Os testes cutâneos de alergia (teste de hipersensibilidade imediata): Um método in vivo de determinação de hipersensibilidade imediata (IgE-mediada) a alérgenos específicos
-
IgE sérica específica (RAST): Indiretamente mede a quantidade de imunoglobulina E (IgE) que serve como um anticorpo para um antígeno específico
TRATAMENTO:
O tratamento da conjuntivite alérgica consiste em:
-
Medidas de controle ambiental: limpeza adequada do ambiente em que o paciente vive.
-
Tratamento farmacológico: antialérgicos orais ou locais, sendo em alguns casos necessário o uso de colírios de corticoesteróides. Requer acompanhamento conjunto com Oftalmologista.
-
Imunoterapia, também conhecido como vacinas de alergia: tratamento mais indicado na atualidade, com alto índice de sucesso e efeitos colaterais mínimos. Feita através de vacinas específicas para aquilo que cada paciente tem alergia, seja poeira domiciliar ou pelo de cão. Deve ser realizada por um médico Alergista e Imunologista.