Candidíase Vulvovaginal Crônica
O QUE É:
A candida albicans é um fungo encontrado em diversos locais do nosso organismo, como a pele, mucosa genital e trato digestivo. Em determinadas condições de desequilíbrio imunológico, esse fungo se prolifera, tornando-se agressivo e causando a candidíase.
A candidíase é mais frequente nos países de clima quente e úmido, e seu ápice se dá nos meses de verão. A mulher é a maior vítima deste fungo.
Estima-se que mais da metade da população feminina tenha 2 ou mais episódios por ano.
SINAIS E SINTOMAS:
Os sintomas são basicamente nos mesmos em ambos os sexos, dentre os quais se destaca o intenso prurido, podendo ainda ter corrimento e odor desagradável. Na mulher, ocorre inflamação da vulva, podendo ainda chegar ao colo do útero.
Alguns fatores levam a uma maior predisposição pela candidíase, dentre eles:
-
hormônios: o estrogênio da fase procriativa da mulher, assim como o encontrado nos anticoncepcionais, favorece o crescimento do fungo
-
antibióticos: desregulam a flora da mucosa vaginal, matando as bactérias que inibem o crescimento dos fungos
-
diabetes
-
uso de corticoesteróides
-
gravidez
-
imunodeficiência
-
hábitos: duchas vaginais, roupas apertadas, desodorantes íntimos, má higiene pessoal, roupas úmidas
DIAGNÓSTICO:
O diagnóstico normalmente é clínico, sendo ainda necessários exames complementares para identificação da espécie em questão e para avaliação da imunidade do paciente.
TRATAMENTO:
Em algumas mulheres, devido a desordens imunológicas, a candidíase torna-se crônica, causando grande desconforto físico e emocional a paciente.
Nesses casos, deve-se procurar um médico Imunologista, podendo estar indicada imunoterapia através de vacinas imunoestimulantes, com excelente resposta na resolução dos episódios.